Brasília comemora 25 anos de tombamento como patrimônio da humanidade

25/01/2012 - 20h26

Da Agência Brasil

Brasília – O governo do Distrito Federal instituiu 2012 como o Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 7 de dezembro completarão 25 anos da concessão do título pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Estão programadas atividades para sensibilizar os moradores da cidade sobre a preservação do patrimônio, além da reforma de monumentos.

Brasília detém a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados. Hoje (25), o governador do DF, Agnelo Queiroz, assinou o decreto que marca o início das comemorações. Entre as ações anunciadas estão a conclusão da reforma do Catetinho (casarão de madeira que serviu como residência oficial do presidente Juscelino Kubitscheky durante a construção da capital) e do Panteão da Pátria (último monumento do arquiteto Oscar Niemeyer erguido na Praça dos Três Poderes).

O título de patrimônio cultural da humanidade é concedido pela Unesco a monumentos ou espaços que tenham valor histórico, estético, científico ou arqueológico relevante. No Brasil, dez lugares receberam o título. Além do plano piloto de Brasília, estão na lista os centros históricos de Salvador, Olinda, São Luis, Goiás (conhencida como Goiás Velho, primeira capital do estado de Goiás), Diamantina (MG) e Ouro Preto (MG), além do Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), as ruínas de São Miguel das Missões (RS) e o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Edição: Vinicius Doria