Síria: Liga Árabe quer reunião com Ban ki-moon para apresentar novo plano de saída da crise

24/01/2012 - 12h03

Da Agência Lusa

Brasília - A Liga Árabe pediu hoje (24) um encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para apresentar o novo plano de saída da crise na Síria e pedir o apoio do Conselho de Segurança. O pedido foi apresentado pelo secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Al Arabi, e pelo presidente da Comissão da Organização para a Síria, o primeiro-ministro do Catar, xeque Hamad ben Jassem Al Thani.

A Liga Árabe anunciou no domingo um novo plano de saída da crise para a Síria, que apela ao presidente Bachar Al Assad a fim de que delegue “prerrogativas ao vice-presidente para negociar com um governo de unidade” formado em dois meses, liderado por “uma personalidade de consenso” e prepare eleições legislativas e presidenciais “pluralistas e livres”, de acordo com o projeto da Liga Árabe.

As autoridades sírias rejeitaram essa nova iniciativa árabe, mas os países europeus consideraram que o plano podia “mudar o panorama” na ONU, onde os membros permanentes do Conselho de Segurança, divididos, não conseguiram até agora adotar qualquer resolução em relação à Síria.

Mais cedo, as monarquias do Golfo anunciaram que vão retirar os observadores da missão árabe na Síria e apelaram ao Conselho de Segurança para pressionar Damasco a adotar o plano de paz árabe.

Em comunicado, o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) afirmou que os "estados-membros decidiram retirar os observadores da missão da Liga Árabe na Síria", acusando Damasco de não cumprir o plano árabe para a saída da crise.