Irã deve ser alvo de mais sanções por parte da União Europeia

23/01/2012 - 7h48

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (que reúne 27 nações) se preparam para aprovar hoje (23) uma série de novas sanções ao Irã. As medidas incluem a proibição de importação de petróleo bruto iraniano e também restrições às ações do Banco Central do país, além do comércio de ouro.

No mês passado, limitações semelhantes foram aprovadas pelo governo dos Estados Unidos, que pressionam o restante da comunidade internacional a fazer o mesmo. Porém, desde 2010 o Irã é alvo de sanções isoladas e coletivas. Para vários líderes estrangeiros, o programa nuclear iraniano é suspeito de produzir armas nucleares.

Porém, o governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nega as acusações. Para as autoridades iranianas, as suspeitas são geradas por questões políticas e não técnicas. Mas a Agênica Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou que há indícios que levam às desconfianças.

As medidas em vigor de restrições ao Irã envolvem limitações econômicas, comerciais, financeiras e militares. Também há limitações para contatos com autoridades e empresários iranianos.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto