Conselho Regional de Medicina do Rio reúne entidades médicas para discutir próteses de silicone proibidas

23/01/2012 - 14h42

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) vai promover hoje (23), às 19h, uma reunião com representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCO), Sociedade Brasileira de Mastologia e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para debater o problema das próteses de silicone cujo uso foi recentemente proibido no Brasil.

A Anvisa cancelou o registro das próteses mamárias das marcas Poly Implant Prothese (PIP), da França, e Rofil, da Holanda, devido a adulterações do produto e ao risco à saúde. A estimativa do governo é que cerca de 15 mil mulheres tenham implantado próteses das marcas proibidas.

De acordo com a presidenta do Cremerj, a cirurgiã plástica Márcia Rosa de Araujo, cerca de 200 médicos devem comparecer ao encontro. “O objetivo da reunião é dar suporte ético e técnico aos cirurgiões que lidam com implantes de silicone. Pretendemos informar sobre como o médico deve proceder, como esclarecer dúvidas das pacientes e como se respaldar para o caso de ter usado essas próteses, pois a Anvisa deve assumir a reponsabilidade por ter liberado esse material e o ônus não pode ser do médico".

O Minsitério da Saúde anunciou na semana passada que a substituição de próteses mamárias das marcas PIP e Rofil que apresentarem vazamentos será custeada pela rede pública de saúde e pelos planos de saúde privados. No entanto, a presidenta do Cremerj disse que o conselho ainda não recebeu nenhum comunicado oficial do governo.

"Não recebemos nenhuma notificação. Não existe ainda uma resolução da agência reguladora (ANS) a respeito. Sem essa resolução, os planos de saúde não têm obrigação custear nada", disse a Márcia Araújo.Os médicos interessados em participar da reunião podem ligar para os telefones (21) 3184 7110 e (21) 3184 7113 ou por e-mail.

Na quinta-feira (19) passada a Anvisa abriu uma consulta pública para receber críticas e sugestões em relação à proposta de resolução que vai definir os requisitos mínimos de qualidade para implantes mamários e as exigência de certificação de conformidade dos produtos. As sugestões devem ser encaminhadas via internet na página da agência reguladora, no prazo de 30 dias. A agência mantém também uma central de atendimento pelo telefone 0800 642 9782.

Edição: Vinicius Doria