Ministério Público de São Paulo deve concluir em março investigação sobre ação policial na cracolândia

20/01/2012 - 19h29

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O Ministério Público (MP) de São Paulo deve concluir em março a investigação sobre a operação policial na região do centro paulistano conhecida como cracolândia. Segundo o promotor de Direitos Humanos e Saúde Pública, Arthur Pinto Filho, o inquérito aberto no último dia 10 está “andando muito bem” e busca provas sobre os abusos cometidos pela Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

“Estamos ouvindo algumas pessoas que são moradoras de rua e viram a atuação da PM naqueles primeiros dias”, disse em entrevista à Agência Brasil. De acordo com ele, atuação das corporações no início da ação foi “muito lamentável”. “Uma violência geral e irrestrita contras as pessoas de lá, sem verificar quem é criança, quem é adolescente”.

Com o fim da apuração, o MP pretende entrar com as ações judiciais até o início de abril. O promotor ressaltou que também poderão ser indiciados os responsáveis por comandar a operação que ocupou as ruas onde era livre o uso e o tráfico de crack. “Até onde a gente consegue analisar a ação das autoridades, elas praticaram improbidade [administrativa]”, destacou.

O promotor espera ainda que com o depoimento dos comandantes da polícia seja possível determinar quem deu a ordem para o início da ação, ponto que até o momento não foi esclarecido. “Sabemos que quem comandou foi a PM, agora não temos clareza de quem deu essa ordem para o comandante”. As autoridades serão chamadas para depor após o fim da coleta de relatos sobre atuação na cracolândia.

Além das denúncias de abuso, o Ministério Público apura se o estado e o município estavam aparelhados para dar assistência aos dependentes químicos. “ Na nossa maneira de ver, não estavam”, destacou. Para avaliar essa atuação, o MP está ouvindo médicos e especialistas da área de saúde.

 

Edição: Aécio Amado