Empresa proprietária de navio que naufragou vai indenizar passageiros

19/01/2012 - 12h28

Roberta Lopes *
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A empresa proprietária do navio Costa Concórdia, que naufragou próximo à Ilha de Giglio, na costa da Toscana, na Itália, informou hoje (19) que manteve contato com todos os passageiros do cruzeiro para saber se voltaram para suas casas e o estado de saúde de cada um deles. A empresa comunicou que vai reembolsar o valor do cruzeiro e todas as despesas materiais associadas a ele.

O navio bateu em uma rocha na madrugada de sexta-feira (13) para sábado. Onze pessoas morreram e mais de 20 estão desaparecidas, segundo balanço provisório das autoridades italianas.

Hoje, as buscas aos desaparecidos foram retomadas, depois de serem interrompidas por quase todo o dia de ontem por causa de uma movimentação do navio que está apoiado em uma rocha.

Passageiros, tanto na Itália quanto na França, já entraram com processo judicial contra a empresa proprietária do Costa Concordia por damos morais e materiais.

O capitão do navio, Francesco Schettino, está em prisão domiciliar desde terça-feira (17). Ele é acusado de homicídio culposo, naufrágio e abandono de navio. Há  suspeitas de que ele tenha saído antes de todos os passageiros deixarem a embarcação.  

* Com informações da Agência Lusa//Edição: Graça Adjuto