Anac muda cronograma de reuniões para leilão de aeroportos

19/01/2012 - 13h03

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) adiou para segunda-feira (23) a reunião que estava marcada para hoje (19) sobre o edital de licitação dos aeroportos de Brasília, Viracopos (em Campinas)  e Cumbica (em Guarulhos).  De acordo com nota divulgada pela Anac, a Comissão Especial de Licitação fez uma série de adiamentos no cronograma. É que a agência recebeu mais de mil questionamentos e dúvidas sobre as regras e procedimentos necessários para a concorrência.

Para amanhã (20), está marcada, das 10h às 12h, na Bolsa de Valores de São Paulo, reunião sobre dúvidas ligadas às regras do leilão. Entre as 12h e as 14h, será realizada no local sessão pública de simulação do leilão e das 16h às 17h, apresentação à imprensa sobre a dinâmica da sessão pública do leilão, confirmado para o dia 6 de fevereiro.

A gestão dos aeroportos pela iniciativa privada (51%) faz parte dos planos do governo para melhorar os serviços, com vista aos megaeventos esportivos que vão ocorrer no país nos próximos anos. O primeiro contrato de concessão nessa área foi feito em novembro para o Aeroporto São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, adquirido pelo Consórcio Inframérica. A licitação foi realizada em agosto e vai resultar na ampliação de instalações, manutenção e exploração do terminal de passageiros pelo consórcio, formado por quatro empresas. As obras de construção deverão durar até três anos e a exploração será feita por 25 anos, renováveis por mais cinco, quando o aeroporto retornará ao Poder Público.

O Aeroporto São Gonçalo do Amarante deverá substituir o atual Aeroporto Internacional Augusto Severo, de Natal. No ano da Copa do Mundo (2014), deverá ocorrer um movimento de 3 milhões de passageiros no local, número que poderá aumentar para 4,7 milhões em 2020 e para  7,9 milhões de passageiros em 2030.

Edição: Graça Adjuto