Buscas a desaparecidos em naufrágio são interrompidas temporariamente

18/01/2012 - 10h39

Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As buscas a desaparecidos do acidente com o cruzeiro Costa Concordia, que naufragou próximo à costa da Região da Toscana, na Itália, foram suspensas hoje (18) temporariamente por causa de um deslocamento do navio.  Essa é a segunda vez que as equipes de resgate tem de parar as buscas por deslocamentos do navio.

O navio está apoiado sobre uma rocha e as equipes temem que ele possa escorregar e afundar ainda mais. Os trabalhos devem recomeçar assim que o navio se estabilizar.

Especialistas querem começar a esvaziar os tanques de combustível ainda hoje. O tanque tem cerca de duas mil toneladas de combustível e as chances de vazamento durante a operação são pequenas.

O Costa Concordia bateu em uma rocha próximo à Ilha de Giglio, na madrugada de sexta-feira (13). Mais de 4,2 mil pessoas estavam a bordo do navio, sendo 53 brasileiros. Onze pessoas morreram e há mais de 20 desaparecidas, a maior parte delas de origem alemã.

Ontem, a Justiça italiana decretou a prisão domiciliar do capitão do navio, Francesco Schettino, por suspeitas de que ele tenha abandonado o navio antes de todos os passageiros deixarem a embarcação. Ele é acusado de homicídio culposo, naufrágio e abandono de navio.

A empresa dona do navio, a Costa Cruzeiros, acusou Schettino de fazer uma rota não autorizada, levando a embarcação a ficar mais próximo da costa do que deveria. Os passageiros que estavam no navio deram entrada em um processo judicial contra a empresa proprietária do Costa Concordia.

 

* Com informações da BBC Brasil    //    Edição: Lílian Beraldo