Santos exige das Farc provas sobre desejo de negociar a paz na Colômbia

17/01/2012 - 9h44

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que aguarda sinalizações das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que levem a "fatos verdadeiros e convincentes” sobre o desejo de negociar a paz no país para dar início ao diálogo com a guerrilha. "O governo não tem sinal algum [das Farc] nem manifestação que nos convença que há boa vontade da outra parte para alcançar um acordo de paz", disse.

Há uma semana, Santos respondeu negativamente à proposta de diálogo oferecida pelo líder guerrilheiro Timoleon Jimenez, conhecido como Timoshenko. "Queremos mais retórica”, reagiu o presidente pela rede social Twitter.

Em dezembro do ano passado, as Farc anunciaram a liberação de seis reféns, mas não informaram a data nem o local. Também só fizeram referências a três militares mantidos em cativeiro – Jorge Trujillo, Jorge Humberto Romero e José Libardo Forero. Os demais reféns não tiveram os nomes divulgados pelos guerrilheiros.

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón Bueno, está hoje em Brasília e, segundo assessores, pretende estreitar a cooperação bilateral na área militar. Em novembro do ano passado, o ministro da Defesa, Celso Amorim, convidou Bueno para vir ao Brasil.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante