Secretaria de Saúde do Paraná vai orientar turistas e população no combate à dengue

13/01/2012 - 9h28

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba –  A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná dá início hoje (13) a um trabalho de orientação para o combate à dengue, dirigido à população que está de férias no litoral do estado. Segundo a secretaria, até o carnaval (período da campanha), há uma grande concentração de pessoas na orla paranaense. As orientações serão repassadas nas praças de pedágio, postos de Polícia Rodoviária, ferry boat, atracadouro da barca para a Ilha do Mel e em Morretes e Antonina.

Entre agosto do ano passado e a primeira semana de janeiro deste ano, foram notificados 10.935 casos suspeitos da doença no Paraná. Desse total, 227 foram confirmados - 199 autóctones (cuja infecção ocorreu dentro do estado). De acordo com a coordenadora do programa estadual de controle da dengue, Jaqueline Finau, houve registro de três doentes graves no final de 2011, mas que foram curados.

De acordo com dados da secretaria, o Paraná registrou queda de 78% nos casos autóctones de dengue de agosto a dezembro de 2011, em relação ao mesmo período de 2010. O período registra o início da curva epidêmica da doença, que geralmente tem seu auge no verão.

O intuito da campanha é alertar a população para o cuidado permanente para a redução dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

 

 

Edição: Lílian Beraldo