Moradores de Vigário Geral se mobilizam contra aumento na conta de luz

13/01/2012 - 18h31

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Moradores de Vigário Geral, na zona norte do Rio, estão mobilizados contra a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, por causa do aumento na tarifa da conta de luz. O aumento ocorreu depois de instalações de medidores digitais de energia nas residências no bairro. Ontem (12), houve uma manifestação no local.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Vigário Geral, João Ricardo Serafim, os moradores aguardam uma reunião com autoridades do estado e da Light para fazer um acordo para que não haja cortes no fornecimento neste mês.

"Já está agendada uma reunião com integrantes da comissão de energia da Alerj [Assembléia Legislativa], do Ministério Público, da Defensoria Pública Estadual e da Light. Todos se reunirão para propor um acordo. Nós queremos que não haja cortes na energia de nenhum dos moradores daqui, porque não é aceitável que haja um aumento tão grande na tarifa de luz. Em alguns casos, houve aumento de 500% na conta. O nosso problema não é com os novos medidores de energia, mas sim com o abuso no aumento das tarifas”, disse Serafim.

Os moradores preparam um abaixo-assinado que será entregue a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) neste mês, pedindo uma audiência pública para discutir as tarifas de energia elétrica.

A Light informou que não houve abuso no aumento das tarifas, já que foram feitas pelo medidor. Além disso, a concessionária informou que fará uma visita de atendimento aos moradores nos dias 17, 18, 19 e 25 deste mês.
 

Edição: Rivadavia Severo