Sem chuva em Campos, Rio Paraíba do Sul baixa 13 centímetros durante a manhã

12/01/2012 - 12h13

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Há dois dias a chuva dá trégua na região norte e noroeste do Rio de Janeiro e o nível do Rio Paraíba do Sul continua diminuindo, segundo informou hoje (12) a Defesa Civil de Campos dos Goytacazes. Somente entre as 6 horas e as 10 horas desta quinta-feira, a água baixou 13 centímetros e atingiu 10,12 metros. O nível de transbordo do Paraíba do Sul é 9,4 metros.

Muitas ruas da cidade ainda estão alagadas, e as equipes da prefeitura usam bombas de sucção para ajudar no escoamento.

Na comunidade de Três Vendas, onde um dique se rompeu deixando a localidade inundada pelas águas do Rio Muriaé, afluente do Paraíba do Sul, uma equipe da Defesa Civil faz plantão permanente prestando assistência aos moradores, levando comida e água às famílias que preferiram não deixar o local.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva rápida em áreas isoladas na região até o fim do dia.

De acordo com o último balanço, divulgado na noite de ontem (11) pela Defesa Civil do estado, há em Campos 3.884 desalojados e 1.028 desabrigados. Em todo o estado, o número de desalojados chega a 12.029 e o de desabrigados, a 2.891 nos municípios do norte e noroeste.

Edição: Talita Cavalcante