Rio terá 425 blocos no desfile de carnaval de rua

11/01/2012 - 16h53

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) divulgou hoje (11) a lista dos blocos autorizados a desfilar no carnaval de rua deste ano. Dos 476 blocos inscritos na cidade, 425 receberam autorização para desfilar. De acordo com a Riotur, a região que mais recebeu solicitações foi a zona sul, com um total de 162. Os pedidos foram avaliados levando em conta o número estimado de componentes e capacidade de cada bairro.

De acordo com o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, o bairro que mais teve redução no número de blocos foi o Leblon, zona sul do Rio, que de 20 desfiles autorizados em 2011, passa a ter somente 13 este ano. Segundo ele, a diminuição do número de desfiles obedece ao critério de antiguidade, percurso escolhido e logística, além da própria adequação ao transporte nos bairros.

"Os próprios blocos entenderam que não poderiam ter três ou quatro desfiles no mesmo bairro, a não ser no caso de blocos ou bandas com muitos anos de tradição, como é o caso da Banda de Ipanema e do Simpatia é Quase Amor, que historicamente desfilam três e duas vezes respectivamente".

Segundo Antônio Pedro, a prefeitura do Rio vai colocar em operação durante o carnaval 15 mil banheiros, 80 unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis, 1 mil orientadores de trânsito, além de distribuir 500 mil panfletos informativos. Ele informou ainda que será feita uma operação, coordenada pelo Centro de Operações da Prefeitura, com a participação de todos os órgãos envolvidos no planejamento carnaval.

As informações com o dia e horário de cada bloco serão divulgadas no site Guia do Rio.
 

Edição: Rivadavia Severo