Governo prepara pacote com medidas emergenciais e de longo prazo contra a seca no Sul

11/01/2012 - 20h51

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, disse hoje (11), depois da terceira reunião que teve em dois dias com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tratar da estiagem na região Sul, que o anunciará até sexta-feira um pacote com medidas de efeito imediato e outras que pretendem estruturar a região para enfrentar as próximas secas.

Segundo Mendes Ribeiro, o pacote será anunciado oficialmente depois de uma reunião com os governadores de Santa Catarina e do Paraná, o que deve ocorrer amanhã, às 9h30, na Casa Civil. “Vamos fechar um pacote conjunto para os três estados do Sul”, disse. O tema já foi tratado com o Rio Grande do Sul.

O ministro adiantou, no entanto, que o plano deve incluir recursos para a perfuração de poços artesianos e construção de barragens, além da expansão do sistema de irrigação, para compensar a falta de chuvas.

“Vai ser um pacote que vai tranquilizar o produtor”, disse Mendes Ribeiro, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Segundo eles, já foram recebidas cerca de 19 mil notificações de perdas em propriedades rurais nos estados do Sul e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estão apurando o volume, para o pagamento de seguros rurais. O impacto para o Tesouro Nacional pode ultrapassar R$ 1 bilhão.

Mendes Ribeiro disse ainda que, entre as ações emergenciais, haverá abertura de crédito especial para cooperativas. Para os pequenos, Florence disse que está sendo feita distribuição de suprimentos, incluindo alimentos para produtores de leite darem ao gado.
 

Edição: Rivadavia Severo