Estado do Rio registra menos mortes violentas, roubo de veículos e roubos praticados na rua em 2011

11/01/2012 - 19h55

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os índices de criminalidade no estado do Rio, de janeiro a outubro de 2011, diminuíram na comparação com 2010, conforme divulgou hoje (11) o Instituto de Segurança Pública (ISP). O número de casos de letalidade violenta – que inclui as mortes por homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte (latrocínio) e mortes em confronto com a polícia – diminuiu 13,7%; o de roubo de veículos, 9,2% e o de roubos praticados na rua, 15%.

De acordo com o ISP, aumentou em 17,5% no número de prisões efetuadas e em 16,3% o de apreensão de drogas. Para a Secretaria de Segurança Pública, esse é o melhor resultado das ações policiais desde 2000.

Para o diretor do ISP, coronel Paulo Augusto Teixeira, a política de segurança pública implantada recentemente no estado favorece a diminuição da criminalidade. "Esses números positivos podem ser explicados pela política estabelecida pela Secretaria de Segurança Pública, a instalação de unidades de Polícia Pacificadora [UPPs] nas maiores comunidades da capital e a integração com os órgãos da prefeitura, com o intuito de combater a criminalidade”, disse.

A meta para o segundo semestre é reduzir os índices de letalidade violenta em 6,83%, os de roubo de veículos em 5,07% e os de rua em 4,44%.

Edição: Lana Cristina