Vice-governador do Rio vai avaliar prejuízos nas cidades atingidas por enchentes com ministros

09/01/2012 - 19h59

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O vice-governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse hoje (9) que se reunirá amanhã (10) com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e dos Transportes, Paulo Passos para avaliar os prejuízos nos municípios fluminense atingidos pelas chuvas. Hoje, os ministros tiveram uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff sobre as chuvas.

O encontro com o vice- governador está previsto para às 9h30, no município de Campos dos Goytacazes, onde estão concentradas as ações nas onze cidades afetadas pelas chuvas nas regiões norte e noroeste do estado do Rio. Os ministros devem sobrevoar as localidades mais atingidas ainda durante a manhã desta terça-feira.

Luiz Fernando Pezão dorme esta noite em Campos, de onde acompanha as ações da Defesa Civil. Hoje, ele percorreu municípios para verificar a situação em cada localidade e conversou com prefeitos. Em Cardoso Moreira, onde um dique se rompeu ontem, anunciou parceria para construção de uma ponte e asfaltamento de três quilômetros de uma estrada em direção a Campos.

Segundo o vice-governador, a situação nas cidades atingidas pelas chuvas e enchentes nos últimos dias não melhorou. O nível dos rios ainda está alto em comparação com o normal e chove forte em alguns municípios. "[A situação] continua ruim. Infelizmente está chovendo em Minas [Gerais] e por aqui também. Principalmente, em Itaperuna".

Quatro rios que cortam os municípios de Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Porciúncula, Natividade, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana e Campos dos Goytacazes estão acima do nível normal. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) essas cidades estão em alerta máximo para enchentes.

Dados da Defesa Civil do Noroeste Fluminense, também apontam risco de deslizamento de terra nos municípios de Itaperuna, Laje do Muriaé e Italva. Nesta última, onde o posto de saúde e o hospital ficaram submersos, a prefeitura instalará uma área provisória para atender a população.
 

Edição: Rivadavia Severo