Mostra em São Paulo une cinema documental e música popular brasileira

08/01/2012 - 17h36

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Cinema e música, em uma mistura bem brasileira, são os ingredientes principais da mostra Cine MPB, realizada em São Paulo até o dia 15 de janeiro. A mostra vai apresentar 17 longas documentais que focalizam a música popular brasileira.

Segundo Francisco Cesar Filho, um dos curadores da mostra junto com Rafael Sampaio, o Cine MPB surgiu da vontade de preparar uma programação de férias para o público jovem. “Pensamos imediatamente em música. O acervo audiovisual brasileiro referente à música é bastante extenso”, disse ele.

A mostra também aproveita a grande produção de filmes documentais, um fenômeno do cinema nacional. “Tem ocorrido um fenômeno muito especial aqui no Brasil, no campo do cinema, sem parentesco no mundo. Está sendo lançada em salas comerciais uma quantidade de documentários impressionante. Em 2010, entre os filmes brasileiros lançados comercialmente, 40% foram documentários. Esse fenômeno não acontece nos Estados Unidos e na Europa”, disse Filho.

Entre os filmes que serão apresentados na mostra estão Fabricando Tom Zé, Loki-Arnaldo Baptista, Simonal-Ninguém Sabe o Duro que Dei, Cartola, Elza e Vinicius. Há também filmes que abordam o rock nacional, tais como Botinada-A Origem do Punk no Brasil e Rock Brasília.

“Essa união do cinema brasileiro com a música popular nacional tem rendido frutos muito interessantes nos últimos anos. Praticamente é um gênero dentro do gênero documental porque há características que o distinguem do restante da produção documental. Os filmes musicais propiciam ao espectador uma fruição que tem como características o entretenimento e também a diversão”, acrescentou Filho.

Além das exibições, também haverá um debate sobre o cinema documental musical com os críticos Pedro Alexandre Sanches e José Flávio Junior. O debate será no dia 12 de janeiro, as 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro de São Paulo.  

As sessões do Cine MPB, segundo Filho, são gratuitas e realizadas no CCBB de São Paulo. A lista completa dos filmes e a programação do Cine MPB podem ser encontradas em www.klaxon.art.br/cinempb.

Edição: Graça Adjuto