Caminhada para conscientização da importância do combate aos focos do mosquito da dengue reúne 100 pessoas no Rio

06/01/2012 - 16h17

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 100 pessoas aderiram à oitava caminhada no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, realizada hoje (6) no Catumbi, zona norte da cidade, pela Secretaria Municipal de Saúde Defesa Civil do Rio de Janeiro. Na ação, agentes da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, que atende à região, percorreram as ruas com o objetivo de buscar possíveis focos da larva do mosquito e conscientizar as pessoas sobre o perigo da transmissão da dengue.

De acordo com o subsecretário de Atenção Primária, Daniel Soranz, no ano passado, mais de 200 mil pessoas aderiram às edições anteriores da campanha, participando das caminhadas em vários pontos da cidade. Para este ano, ele acredita que o número possa ser superado, o que poderá contribuir para uma redução nos casos de dengue.

"A gente está tendo uma adesão surpreendente, uma adesão que a gente não viu nos anos anteriores com relação à questão da dengue. As pessoas estão muito mobilizadas e eu acho que isso pode fazer total diferença na redução da epidemia", disse.

A dona de casa Teresa de Paiva Silva, de 65 anos, que já teve membros da família vítimas da doença, garantiu que contribui para que agentes comunitários possam inspecionar sua casa para combater os possíveis focos do mosquito. "Eu acho muito importante os agentes entrarem nas casas, até porque temos muitos crianças aqui na área. Eu não nunca fecho minha porta para os agentes, pois é muito importante a gente conservar a saúde".

Desde abril do ano passado, a prefeitura está promovendo a caminhada contra a dengue, que ocorre toda primeira sexta-feira de cada mês. A próxima está prevista para o dia 3 de fevereiro.


Edição: Lana Cristina