Caixa vai facilitar crédito para cidades atingidas pelas chuvas

06/01/2012 - 16h43

Stênio Ribeiro e Luana Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A Caixa Econômica Federal vai prorrogar prazos de vencimento de parcelas do financiamento imobiliário para clientes que vivem em áreas atingidas pelas chuvas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A medida faz parte de um conjunto de ações que o banco anunciou hoje (6) que inclui o deslocamento de caminhões-agência para atendimento das populações que estão deixando suas casas por causa das enchentes. Os primeiros caminhões serão enviados para os municípios de Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro, e Guidoval, em Minas Gerais.

De acordo com nota da Caixa, as pessoas físicas serão beneficiadas com prorrogação do prazo de vencimentos das parcelas de empréstimos comerciais, com a suspensão de leilões de joias penhoradas, com a liberação dos limites do Construcard na compra de material de construção e com redução da taxa de juros para créditos consignados. O prazo de vencimento das parcelas será suspenso e haverá carência de seis meses na contratação de crédito imobiliário nas cidades atingidas.

No caso das pessoas jurídicas (empresas), a Caixa prevê atendimento especial para micro e pequenas empresas dos municípios atingidos, a começar pelo aumento do limite de empréstimo para capital de giro com recursos do Programa de Integração Social (PIS), que é de R$ 10 mil e será ampliado para R$ 50 mil, com juros de 0,83% ao mês mais taxa referencial (TR). A Caixa também ampliará para até 60 meses a linha de crédito para reposição de máquinas e equipamentos.

O banco prevê ainda a flexibilização das taxas de juros nas modalidades de Crédito Especial Empresas, sem contrapartida de relacionamento, e no BNDES Automático e Finame, com taxas de juros de longo prazo (TJLP) entre 3,8% e 5% ao ano. O prazo para a linha GiroCaixa, com recursos próprios, será ampliado para 36 meses, incluindo seis meses de carência, e o Producar, para aquisição de insumos, terá prazo de 60 meses.

As pessoas que financiaram a compra de imóveis residenciais com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) nas cidades atingidas também serão beneficiadas com a suspensão, por seis meses, do vencimento da prestação – falta definir entre quais datas. O Programa Minha Casa, Minha Vida também está ultimando processos para a construção de 4.049 unidades habitacionais no Rio de Janeiro e 7.888 em Minas Gerais, de acordo com portaria do Ministério das Cidades.
 

O texto foi modificado às 17h03 para acréscimo de informações

Edição: Rivadavia Severo