Irã quer retomar negociações sobre o programa nuclear com a comunidade internacional

05/01/2012 - 16h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência

Brasília – O chanceler do Irã, Ali Akbar Salehi, disse hoje (5) que o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, está disposto a retomar as negociações sobre o programa nuclear desenvolvido no país. A ideia é buscar o diálogo com os integrantes do chamado grupo 5+1 (formado pelos cinco países permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas - os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia e a China, além da Alemanha).

A ideia é que as reuniões ocorram na Turquia. A manifestação ocorreu durante reunião com o chanceler turco, Ahmet Davutoglu. De acordo com a chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, Davutoglu disse que está disposto a colaborar positivamente na retomada do diálogo.

“Creio que a Turquia é o melhor local para organizar as discussões, mas as duas partes devem concordar”, disse Salehi. “Estamos prontos a reiniciar as negociações nucleares”, acrescentou ele.

O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas da comunidade internacional. Para vários países, o Irã produz armas nucleares, porém as autoridades negam. No entanto, as suspeitas levaram a comunidade internacional a aprovar várias sanções econômicas, financeiras e comerciais ao Irã.  

A última série de negociações entre o Irã e o 5+1 foi organizada em Istambul, na Turquia, em janeiro de 2010, mas não houve acordo. Ontem (4) alguns integrantes da União Europeia decidiram aprovar um acordo que pode levar à proibição de importações de petróleo bruto iraniano, se o governo iraniano não cooperar com a comunidade internacional sobre o seu programa nuclear.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Rivadavia Severo