Cristina Kirchner se recupera de cirurgia sem complicações, diz porta-voz

05/01/2012 - 16h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, passa bem hoje (5) e não apresenta complicações no pós-operatório da cirurgia a que foi submetida ontem (4) para a retirada de um tumor maligno, no lobo direito da tireoide. No último boletim médico divulgado nesta quinta-feira, o Hospital Austral de Buenos Aires informou que ela reage bem ao tratamento.

De acordo com o boletim, os exames feitos após a cirurgia mostram que a presidenta está com todos os testes clínicos e de laboratório normais. As informações foram prestadas pelo porta-voz da Presidência da República, Alfredo Scoccimarro, que fez a leitura do documento na porta do hospital.

Scoccimarro disse ainda que Cristina descansou durante a noite, está se alimentando e demonstra ânimo com o tratamento médico. O relatório lido por ele foi assinado pelos chefes do Departamento de Cirurgia, Peter Sack, e do Departamento de Medicina Interna, Daniel Grasia, além do diretor médico do hospital, Eduardo Schnitzler.

A presidenta foi operada ontem pela manhã e a cirurgia demorou cerca de três horas e meia. O porta-voz disse que ela ficará 72 horas em observação médica. Não há informações sobre o local para onde Cristina será levada depois da alta hospitalar. É possível que ela seja mantida em Buenos Aires ou que seja levada até sua casa de campo em Rio Gallegos, no Sul do país.

Cristina ficará afastada do governo até o próximo dia 24. A Presidência da República da Argentina está sendo exercida interinamente pelo vice-presidente, Amado Boudou.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam

Edição: Lana Cristina