Trânsito sofrerá mudanças no centro do Rio a partir de sábado devido a obras de revitalização da zona portuária

03/01/2012 - 15h44

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A partir do próximo sábado (7), o trânsito na região central da capital fluminense vai sofrer mudanças para a próxima fase das obras de revitalização da zona portuária da cidade, que vai durar até abril deste ano.

De acordo com anuncio feito hoje (3) pelo diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio), Joaquim Diniz, a data foi escolhida devido ao período de férias escolares, buscando assim reduzir os impactos negativos das alterações.

Serão empregados na ordenação do tráfego 55 agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e do Porto Novo, consórcio responsável pelas obras na região, além de painéis de mensagens variáveis e reboques que terão a função de desobstruir as vias.

Com um investimento de cerca de R$140 milhões, as obras de melhorias na infraestrutura da zona portuária do Rio são parte de um processo de recuperação pelo qual a cidade está passando para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016. Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, esta nova etapa da revitalização tem como função solucionar o problema de alagamentos para o próximo ano.

De acordo com o secretário, a última intervenção na rede de drenagem da região ocorreu há cem anos. “A gente espera que para o próximo verão acabar de vez com problemas de alagamento nesta região, que são centenários. Tem mais de cem anos o centro da cidade, principalmente essa região, não recebe nenhuma obra de infraestrutura, principalmente obra de drenagem”, explicou.

A mudança mais importante no novo esquema viário será feita na Rua Camerino, que vai contar com um trecho em mão dupla, além de uma interdição no final da via, próximo à Rua Barão de São Félix.

Assim, o tráfego procedente da Avenida Rodrigues Alves, na zona portuária, em direção à Avenida Passos, terá que ser feito pela Avenida Venezuela, seguindo depois pela Rua Acre, que terá mudança de sentido, até chegar à Avenida Marechal Floriano. A Avenida Rio Branco, uma das principais do centro, ficou com o trânsito inalterado.

Diniz não descartou retenções nos quatro meses de obras e pediu que os motoristas evitem circular pelo centro da cidade. “A orientação sempre é evitar vir de carro, existe uma oferta bastante considerável de transportes públicos”, aconselhou.

Edição: Lana Cristina