Presidente do Chile autoriza abertura parcial do parque que há uma semana é foco de incêndio

03/01/2012 - 20h33

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Chile, Sebastián Piñera, determinou hoje (3) que a partir de amanhã será aberto parcialmente para o turismo o Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia, Sul do país. Há uma semana o parque sofre com um incêndio em parte de seu território. O parque é um dos principais polos de turismo do país e atrai pessoas do mundo inteiro. As informações são da Presidência da República do Chile.

Piñera disse que dos 48 focos de incêndio 13 foram extintos e 20 controlados, mas ainda restam 13 ativos. No total, segundo ele, o fogo queimou 12.795 hectares do parque. De acordo com o presidente, as regiões e Bío-Bío, Maule e Última Esperanza estão em alerta vermelho.

Em decorrência dos danos na fauna e flora, Piñera declarou a região do parque como zona de catástrofe. Na prática a iniciativa permitirá o encaminhamento de mais recursos para ajudar os afetados. De acordo com especialistas, o incêndio se alastrou devido ao vento forte e às temperaturas elevadas na região.

Pelos dados oficiais, cerca de 700 brigadistas, incluindo soldados do Exército chileno e voluntários da Argentina e do Uruguai, trabalham para combater o incêndio. Na semana passada, Piñera pediu ajuda também para os Estados Unidos e a Austrália na tentativa de conter o fogo.

O gerente de Áreas Silvestres Protegidas da Corporação Nacional Florestal do Chile, Eduardo Katz, disse que entre as espécies ameaçadas está o cervo andino. Segundo Katz, o parque é formado por diversos rios que fazem uma barreira natural para os cervos.

O Parque Nacional Torres del Paine reúne um sistema de organização invejável: com rede própria de hotéis, guias de turismo e orientações adequadas para os turistas. A área do parque completa soma 242 mil hectares que reúnem fauna e flora próprias. O parque é considerado reserva mundial de biosfera.
 

Edição: Rivadavia Severo