Paraguai confirma febre aftosa em gado de San Pedro

03/01/2012 - 16h19

Danilo Macedo e Pedro Peduzzi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) do Paraguai confirmou, por meio de nota, o surto de febre aftosa em uma fazenda do Departamento de San Pedro. A constatação foi anunciada após exames feitos pelo Laboratório Central da Saúde Animal e Qualidade Nacional da entidade, que comprovaram a “presença do vírus tipo O” de febre aftosa.

O Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal paraguaio (Sinaesa) foi acionado logo após a constatação de um foco da doença. De acordo com a  Senacsa, a ocorrência já foi relatada à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e uma solicitação de cooperação técnica foi enviada ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa).

A autoridade pecuária paraguaia garante estar adotando “todas as medidas pertinentes para o caso, segundo estabelece o Manual de Procedimentos de Atenção a Focos do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa”.

O Ministério da Agricultura brasileiro informou que ainda não foi comunicado oficialmente sobre o foco de aftosa, mas está discutindo o assunto internamente e com os estados de fronteira com o Paraguai. No dia 2 de dezembro, o Brasil retomou as importações de carne bovina maturada e desossada paraguaia, que tinham sido suspensas em setembro, quando foi detectado um foco no Departamento de San Pedro.

Edição: Nádia Franco