Incêndios no Chile destroem 23 mil hectares de florestas e matam uma pessoa

02/01/2012 - 18h14

Danilo Macedo*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um dos incêndios florestais que atingem o Sul do Chile desde a última quarta-feira destruiu pelo menos 30 casas e causou a morte de uma pessoa, segundo confirmaram as autoridades chilenas. Os incêndios já consumiram cerca de 23 mil hectares de vegetação no país.

O diretor da Oficina Nacional de Emergência, Vicente Núñez, informou que Juan Ernesto Campos Bello, o senhor de 75 anos morto no incêndio, resistiu a abandonar sua casa com a rapidez que a situação exigia. Núñez disse também que foi decretado alerta vermelho nas províncias de Concepción y Ñuble, na região de Bío-Bío (centro), porque a situação é “de alta preocupação” e “se tornou especialmente complexa”.

Hoje, o presidente Sebastián Piñera disse que, devido à onda de calor que está afetando o país, há “uma situação de extrema vulnerabilidade em matéria de incêndios”. Piñera disse que, atualmente, há três regiões com alerta vermelho e oito regiões receberam outros tipos de alertas por causa dos incêndios.

“Dos seis focos de incêndio, quatro estão sob controle, sem progredir. Os outros dois não estão se expandindo, mas temos que trabalhar para chegar em uma situação de controle”, disse Piñera. Em Bío-Bío, os incêndios também destruíram uma fábrica da empresa de celulose Arauco.

O israelense Rotem Singer, de 23 anos, foi acusado por fiscais chilenos de iniciar o incêndio de forma negligente na floresta do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia, no Sul do país. O parque está localizado a cerca de 2 mil quilômetros da capital chilena, Santiago.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão Telesur, e da emissora pública de televisão do Chile, TVN

Edição: Lana Cristina