Dilma vai dedicar boa parte do tempo em 2012 às questões sociais

01/01/2012 - 14h57

Renata Giraldi e Yara Aquino*
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Em pouco mais de uma semana, a presidenta Dilma Rousseff retoma suas atividades políticas. A presidenta deve retornar a Brasília no dia 10, depois de passar duas semanas na Base Naval de Aratu, na Bahia, com a filha, Paula, e o neto, Gabriel. Dilma, de acordo com assessores, deve dedicar boa parte do tempo às questões sociais.

No final de janeiro, a presidente é esperada no Fórum Social Mundial, nos dias 23 a 29, em Porto Alegre. Em pauta a crise econômica internacional, as prioridades que devem ser tratadas na Conferência Rio+20, em junho no Rio de Janeiro, desafios para a democracia e solidariedade a Honduras – alvo de denúncias de violações de direitos humanos.

Para 2012, estão programadas várias conferências setoriais envolvendo distintos segmentos da sociedade. A presidenta pretende participar de todos os encontros. Em fevereiro está marcada a Conferência Nacional da Criança e Adolescente, em maio ocorrerá a Conferência Nacional da Pesca e Aquicultura, em maio a da Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Descente.

No segundo semestre estão previstas para outubro a Conferência Nacional da Defesa Civil e em novembro a Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural e Sustentável. Ao longo de 2011 houve conferências temáticas sobre mulheres, idosos, pessoas com deficiência, jovens e também gays, lésbicas, transexuais e transgêneros.

*Colaborou Luciana Lima
Edição: Rivadavia Severo