Bombeiros tentam conter incêndio que atinge parque nacional do Chile

29/12/2011 - 10h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Bombeiros, brigadistas e voluntários do Chile e da Argentina tentam conter o fogo que atinge cerca de 500 hectares da floresta do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia, no Sul chileno. De acordo com os especialistas, o dia hoje (29) amanheceu com menos vento, o que contribui para o trabalho de controle das chamas.

O Parque Nacional Torres del Paine está localizado a cerca de 2 mil quilômetros de distância da capital chilena, Santiago. Nesta quinta-feira haverá uma reunião das autoridades federais e da região da província (estado) de Santa Cruz, onde fica o parque. Paralelamente, policiais investigam as causas do incêndio. Turistas e moradores da região serão interrogados.

O diretor do Escritório de Emergências do Chile (cuja sigla em espanhol é Onemi), Rodrigo Santana, disse que os bombeiros, brigadistas e voluntários sofrem com as dificuldades geradas pelo terreno e a vegetação da região. A área é extensa e acidentada. O governador de Santa Cruz, Max Sales, acrescentou que o apoio dos argentinos tem sido fundamental para o controle das chamas.

Um dos principais polos turísticos do Chile, o Parque Nacional Torres del Paine reúne um sistema de organização com rede própria de hotéis, guias de turismo e orientações adequadas para os turistas. A área do parque completa soma 242 mil hectares. Nesta época do ano, as temperaturas variam entre 5º graus Celsius (ºC) e 20ºC.


*Com informações da emissora pública de televisão do Chile, TVN // Edição: Juliana Andrade