Julgamento de Mubarak é novamente adiado, desta vez para 2 de janeiro

28/12/2011 - 13h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Pela terceira vez, o julgamento do ex-presidente do Egito Hosni Mubarak, que recomeçou hoje (28), foi interrompido e adiado. A retomada do julgamento foi marcada para 2 de janeiro de 2012. Mubarak compareceu à Academia da Polícia do Cairo, depois de ser transportado por um avião do hospital militar no qual está internado e ser levado até a sala de audiências por profissionais de saúde.

Mubarak, de 83 anos, chegou à sala do tribunal, em uma maca, exatamente como nas ocasiões anteriores. As informações sobre o estado de saúde do ex-presidente são desencontradas. Há relatos de que ele sofre de problemas cardíacos, mas também que está sendo submetido a um tratamento para a cura de câncer.

O presidente do tribunal, Ahmed Refaat, ouviu declarações dos advogados de Mubarak informando que seu cliente é inocente. No entanto, os adversários o acusam de ser responsável pelas mortes de manifestantes durante os protestos ocorridos no começo deste ano. O ex-presidente responderá em julgamento também por denúncias de corrupção envolvendo seus filhos Alaa e Gamal.

A sessão de hoje foi acompanhada por um grupo de manifestantes que pediam por Justiça. Eles também reclamaram da atuação da Junta Militar, que sucedeu o ex-presidente no poder em 11 de fevereiro deste ano.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade