Brasil vai crescer no primeiro semestre de 2012, prevê Serasa Experian

27/12/2011 - 17h28

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A economia brasileira deve voltar a crescer a partir do primeiro semestre do ano que vem, segundo o Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica. Um relatório do indicador divulgado hoje (27) mostra que, depois de um segundo semestre em praticamente estagnação econômica, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve retomar a trajetória de crescimento no começo do ano que vem.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica prevê como estarão cinco variáveis econômicas daqui a seis meses: atividade econômica, concessões de crédito ao consumidor, concessões de crédito às empresas, inadimplência do consumidor e inadimplência das empresas. Com isso, o indicador verifica se a economia estará em expansão, reversão, crise ou recuperação.

Em outubro, o indicador cresceu 0,2% ante o mês anterior. Foi a terceira alta mensal consecutiva. Como o indicador sinaliza o que vai ocorrer seis meses depois, é possível prever que a economia crescerá em março de 2012.

“Este resultado sinaliza que a economia brasileira voltará a se expandir a partir do primeiro trimestre de 2012, após ter entrado em estagnação ao longo do segundo semestre de 2011”, disse em nota a Serasa.

Para os economistas da Serasa, “a atual trajetória de reduções da taxa básica de juros, a adoção de novas isenções fiscais e o aumento de 14,3% do salário mínimo ajudarão no processo de recuperação de dinamismo da atividade econômica”.

 

Edição: Rivadavia Severo