Boias na Lagoa Rodrigo de Freitas vão alertar sobre perigo de misturar álcool e direção

25/12/2011 - 16h39

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais uma ação está sendo programada no Rio de Janeiro para alertar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção. A partir da noite desta segunda-feira (26), oito boias-blimps com o slogan da Operação Lei Seca, do governo fluminense, vão iluminar as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização que está sendo promovida durante as festas de fim de ano.

Com 4 metros de diâmetro e feitas de lona plástica, elas flutuarão em diferentes pontos da lagoa, próximas às avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Semelhantes aos balões usados nas fiscalizações das ruas, que se tornaram símbolo da operação, as boias náuticas contarão com iluminação interna para chamar a atenção do público durante a noite.

De acordo com o major Marco Andrade, coordenador da operação, o objetivo é aproveitar mais um cartão-postal do Rio para mobilizar cariocas e turistas.

“A Lagoa atrai milhares de pessoas nesta época do ano e o que a gente quer é aproveitar o Natal, que é um momento de festa e de celebração, para estimular uma reflexão na sociedade. Às vezes, para garantir que os nossos sonhos sejam alcançados é preciso adotar posturas simples, como a de não dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas”, disse. Ele lembrou que 75% dos acidentes no trânsito estão relacionados ao consumo do álcool.

As boias-blimps da Operação Lei Seca estarão na Lagoa Rodrigo de Freitas a partir das 19h de amanhã e ficarão até 1º de janeiro. Nesse mesmo período, parte da equipe de cadeirantes, que trabalha nas operações de rua, também atuará na região, conversando com o público e distribuindo panfletos.
 
Também como parte da campanha deste fim de ano, o público poderá voar gratuitamente no balão da Operação Lei Seca, que ficará montado no mesmo período. Cada passeio terá duração aproximada de cinco minutos. O balão, preso por cordas ao solo, subirá cerca de 40 metros, o que equivale a um prédio de 12 andares.

Edição: Graça Adjuto