Governo anuncia ajuda para agricultores atingidos pela chuva de granizo no Sul

23/12/2011 - 17h15

Da Agência Brasil

Brasília – O governo federal anunciou hoje (23) medidas emergenciais para amenizar os prejuízos causados pela chuva de granizo que atingiu 12 municípios da Serra Gaúcha na madrugada do dia 15. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, se reuniu com prefeitos, representantes de entidades agrícolas e com a bancada parlamentar ruralista, em Porto Alegre, para definir o auxílio aos produtores atingidos.

Serão abertas linhas de financiamento do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para formação de novos pomares e aquisição de telas de proteção. Também serão prorrogados os prazos das operações de custeio.

Foi criado grupo de trabalho para calcular as perdas e levantar a dimensão das áreas atingidas pelo gelo. Levantamento inicial estima perda de R$ 60 milhões em 1.245 propriedades, com 3.434 hectares de pomares comerciais atingidos. No entanto, o levantamento final deve ser concluído até o dia 9 de janeiro.

Edição: Vinicius Doria