Um ano antes do previsto, Hidrelétrica Santo Antônio faz testes para acionar primeira turbina na semana que vem

22/12/2011 - 16h15

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A empresa Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), fez hoje (22) os testes de giro mecânico na primeira turbina, que deve entrar em operação na próxima semana. Os testes avaliam o desempenham do equipamento e, segundo a empresa, não causaram impacto na população de peixes.

A primeira das 44 turbinas previstas para a usina pesa cerca de 900 toneladas e tem potência média de 72 megawatts (MW). Segundo a empresa, a energia gerada em cada turbina é suficiente para abastecer até 350 mil residências. As outras turbinas devem entrar em funcionamento, gradualmente, até 2015.

A usina começará a gerar eletricidade um ano antes do previsto no cronograma inicial da obra. A Usina Santo Antônio terá capacidade instalada de 3,15 mil megawatts e vai custar cerca de R$ 16 bilhões. Com a Usina Hidrelétrica Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Edição: Vinicius Doria