Semana começa com chuva e calor na Região Sul

19/12/2011 - 8h29

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - A semana começa com chuva e calor na Região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperatura próxima dos 40 graus Celsius (°C) no decorrer da semana. Porém, nas regiões serranas, os termômetros permanecem abaixo dos 10°C. Hoje (19), o dia fica nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no sul e sudeste de Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul. A temperatura varia entre 7°C e 34°C.

No Paraná, é baixo o risco de chuva, predominando ar mais seco em todo o estado. A previsão é que o sol apareça na maior parte do dia, mantendo as temperaturas elevadas. No final da tarde, pode chover de forma localizada no centro-sul, em Campos Gerais e no leste paranaense.

O verão no Hemisfério Sul começa na quinta-feira (22) e, segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, do Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri), tudo indica que a estação vai começar com sol e bastante calor em todas as regiões catarinenses. A previsão é que o tempo fique mais seco com pouca chuva e períodos de estiagem nas regiões oeste e meio-oeste por influência da La Niña.

No planalto sul, planalto norte e no Vale do Itajaí, a perspectiva é que chova. No litoral, a chuva deve ocorrer com mais frequência em relação às demais regiões do estado.

De acordo com Gislaine, em relação à temperatura, o verão deve ser típico na maioria das regiões, com uma tendência de madrugadas mais quentes no litoral e mais agradáveis no oeste e meio-oeste, onde o tempo deve ser mais seco.

Edição: Talita Cavalcante