Papai Noel dos Correios presenteia cerca de 360 mil crianças

19/12/2011 - 15h50

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Cerca de 360 mil crianças que escreveram cartas para o Papai Noel receberão presentes neste Natal, graças à solidariedade de quem aderiu à campanha anual do Papai Noel dos Correios em todo o país. Na campanha, as cartinhas enviadas por crianças com menos de 10 anos e em situação de vulnerabilidade social são cadastradas e os interessados em ajudar compram os presentes pedidos, que são distribuídos até o dia de Natal. Até a primeira quinzena de dezembro, foram cadastradas 610,6 mil cartas, de acordo com os Correios.

Crianças fora desse perfil têm apenas as cartas respondidas. Este ano, foram 102 mil. No ano passado foram recebidas 1,2 milhão de cartas, das quais foram adotadas 685.7 mil. Entre os brinquedos mais pedidos estão bonecas, jogos eletrônicos, bicicletas, material escolar, roupas, carrinhos e computadores. Hoje (19) de manhã, crianças de uma instituição que escreveram uma carta coletiva receberam os presentes na festa de encerramento da campanha.

Gabriele tem 7 anos ganhou a boneca que tinha pedido. “Este ano, eu queria pedir uma bicicleta, mas pedi uma Barbie, porque o Papai Noel não tem dinheiro para comprar bicicletas para todas as crianças que querem”. Já Matheus, 5 anos, pediu um peru, repetindo o pedido não atendido do ano passado. “Eu gosto de comer peru no Natal, acho que, desta vez, o Papai Noel vai me dar”. Thais, 10 anos, pediu um par de patins. “É a primeira vez que escrevo cartinha para o Papai Noel, mas tenho certeza que ele vai me dar”.

“Graças à campanha, milhares de crianças voltaram a conviver com a presença do Bom Velhinho e foram contempladas com os presentes enviados pelo Papai Noel. Da mesma forma, em milhares de lares brasileiros, ressurgiram o espírito de solidariedade no período natalino e, principalmente, a crença em um futuro melhor e em um país com mais oportunidades”, disse o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira.

Na festa, o presidente dos Correios assinou um termo de parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas Ipê para o plantio de 20 mil mudas de árvores em uma área de manancial, que fornece água para a região metropolitana de São Paulo. Cada árvores simboliza um funcionário da estatal. “Em todo o país, serão mais de 110 mil mudas que a empresa se comprometeu em doar”, disse Oliveira.

Edição: Vinicius Doria