Governo brasileiro manifesta pesar pela morte de ex-presidente tcheco

19/12/2011 - 19h48

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em nota divulgada hoje (19) pelo Ministério de Relações Exteriores, o governo brasileiro lamenta a morte do ex-presidente da República Tcheca, Václav Havel, ocorrida ontem (18). A nota ressalta a atuação de Havel em prol da democracia e dos direitos humanos e diz que a notícia da morte foi recebida com muito pesar.

"Por mais de quatro décadas, a atuação de Havel em prol da democracia e dos direitos humanos foi fonte de inspiração para os que, em toda parte, lutavam por um mundo mais justo", diz o texto. A boa relação mantida por Havel com diferentes governos brasileiros também é destacada na mensagem: "como presidente da Tchecoslováquia, primeiro, e da República Tcheca, em seguida, Václav Havel foi parceiro e interlocutor que distintos governos brasileiros tiveram sempre em alta estima, pela convergência dos seus valores humanistas com aqueles professados pela nação brasileira."

"Por todos esses motivos, o governo brasileiro manifesta sua tristeza pela perda e deseja transmitir suas mais sinceras condolências à família do ex-presidente Havel e ao governo e povo tchecos."

Havel, que morreu aos 75 anos, de falência circulatória causada por problemas de saúde, foi presidente da Tchecoslováquia de 1989 a 1992 e, posteriormente, da República Tcheca, de 1993 a 2003.

O ex-presidente era dramaturgo e liderou sua nação na chamada Revolução de Veludo, em 1989, que derrubou de forma pacífica o governo comunista da então Tchecoslováquia e resultou na divisão do país, em 1993, em República Tcheca e Eslováquia.

Edição: Nádia Franco