Atividade da construção civil cai pelo quarto mês consecutivo, mas empreiteiros estão otimistas para 2012

16/12/2011 - 15h50

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O nível de atividade da construção civil em novembro caiu pelo quarto mês consecutivo, segundo apontou a pesquisa Sondagem Indústria da Construção, divulgada hoje (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice do nível de atividade (INA) de novembro foi 49,3 pontos, abaixo do índice de outubro (50,3 pontos), reforçando os sinais de estagnação do setor industrial.

O índice é medido em uma escala de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 indicam crescimento. Abaixo, apontam para a redução do nível de atividade.

Apesar do freio nas obras da construção civil, os empresários estão mais otimistas em relação aos próximos meses. A expectativa para o desempenho do setor no primeiro semestre de 2012 atingiu 58,3 pontos em dezembro, ante 56,1 registrados em novembro.

“Todos os indicadores de expectativa (nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, compras de insumos e matérias-primas e número de empregados) cresceram em comparação a novembro. Essa melhora no otimismo se deu, principalmente, entre as grandes empresas”, analisaram os técnicos da CNI.

Na nota explicativa, o economista da confederação Danilo Garcia atribuiu o aumento da expectativa do empresariado à possível retomada dos empreendimentos federais no próximo ano, principalmente no setor de infraestrutura. “Os empresários estão com expectativas de que vários projetos de obras governamentais serão retomados no próximo ano”.

As expectativas sobre novos empreendimentos e serviços aumentaram de 57,2 pontos em novembro para 59 pontos este mês.

Edição: Vinicius Doria