Codevasf assina acordo de cooperação para melhorar navegabilidade no Rio São Francisco

14/12/2011 - 22h44

Da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), assinou hoje (14) acordo de cooperação técnica para consultoria na área de hidrovias com o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (Usace). O acordo tem como objetivo controlar processos erosivos, garantir a navegabilidade e a contenção de margens do Rio São Francisco. O inicio das atividades está previsto para 2012. Ao todo serão investidos US$ 3,8 milhões nos projetos.

O termo do acordo prevê que dois engenheiros da Usace ficarão no Brasil para prestar assistência à equipe da Condevasf. O órgão americano tem quase 200 anos de experiência na melhoria de navegabilidade. A Codevasf quer usar essa experiência do Usace para implementar um modelo brasileiro de hidrovias. Para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esse é momento para a construção do uma política para o sistema hidroviário brasileiro.

Já o presidente em exercício da Codevasf, Clementino de Souza Coelho, ressaltou a importância do acordo para o desenvolvimento da Região Nordeste. Segundo ele a hidrovia (no trecho Ibotirama-Bom Jesus da Lapa e Petrolina-Juazeiro) estará operando em condições de eficiência até 2014, atraindo grandes investidores para a região.

 

Edição: Aécio Amado