Dilma manda mensagem de otimismo sobre economia em 2012 ao mercado

13/12/2011 - 19h24

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta, Dilma Rousseff, passou uma mensagem de otimismo ao mercado para o próximo ano. Ao falar dos efeitos da crise mundial sobre o Brasil, Dilma disse que o Brasil terá condições de manter uma política monetária “muito favorável” e uma situação de crédito “vantajosa”. A presidenta deu a declaração hoje (13) em viagem ao Rio Grande do Sul.

“Todos os nossos projetos amadureceram e estarão em ritmo de cruzeiro em 2012. A estabilidade econômica e a robustez fiscal vão permitir que a nossa política monetária continue sendo muito favorável ao país. Nossa situação de crédito também é extremamente vantajosa”.

A presidenta atribuiu o melhor  momento do Brasil em relação aos demais países, às reserva internacionais e à liquidez dos bancos brasileiros. “Hoje, nosso país é capaz de suportar isso [crise] não só porque temos os US$ 350 bilhões [de reservas internacionais], mas também porque temos um enorme colchão de liquidez depositado pelos bancos no Banco Central”.

“Vários países estão estagnados e nós temos um só desafio. Nós não temos de parar. Nós temos de avançar, continuar consumindo, continuar produzindo e eu asseguro a vocês que 2012 será um ano muito melhor que 2011”, disse a presidenta, que participou do lançamento da Rede Brasil Rural e da entrega de 114 máquinas retroescavadeiras para 126 prefeituras do Rio Grande do Sul.

A Rede Brasil Rural é uma ferramenta virtual que aproxima as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores. As retroescavadeiras são uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) voltada para municípios com até 50 mil habitantes. As máquinas serão doadas às prefeituras, para manutenção e recuperação de estradas vicinais.
 

Edição: Rivadavia Severo