Plebiscito pode ser matematicamente definido neste domingo, diz Lewandowski

11/12/2011 - 15h26

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Caso se confirmem as expectativas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, o resultado do plebiscito do Pará sairá ainda hoje (11). A previsão foi feita durante coletiva de imprensa em Belém, capital do estado que poderá ter sua área dividida com até dois novos estados: Carajás e Tapajós.

Segundo Lewandowski, a previsão é que o resultado do plebiscito possa ser “matematicamente definido” ainda neste domingo, horas após o encerramento da votação, prevista para as 17h, horário local (18h em Brasília). O ministro acompanhou a votação no Colégio Estadual Paes de Carvalho, que agrupa 14 seções eleitorais e 4,8 mil eleitores da capital paraense.

Durante a coletiva, o ministro disse que, até o final da manhã, não havia notícia de ocorrências no estado e que a votação ocorria dentro da normalidade. No início da noite, a Polícia Federal informou que não houve prisões por boca de urna e que, em Belém, foi registrado apenas uma apreensão de  material de campanha.

Segundo ele, o custo do plebiscito foi reduzido de R$ 25 milhões para R$ 19 milhões.

"O plebiscito é um momento histórico, e prova que a democracia brasileira está amadurecida e consolidada", disse o ministro. Ele acrescentou que, a exemplo de 2010, quando os brasileiros foram às urnas de forma tranquila, o povo paraense voltou às urnas de maneira ordeira e pacífica, para responder à consulta plebiscitária.
 

Edição: Rivadavia Severo // A matéria foi alterada às 19h41 para acréscimo de informação