Oposição organiza protesto gigantesco em Moscou contra Putin

10/12/2011 - 11h29

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O clima de tensão e apreensão predomina na Rússia principalmente em Moscou. Com o resultado das últimas eleições legislativas em favor do partido de Vladimir Putin, a oposição ganhou simpatizantes que prometem para hoje (10) uma manifestação com milhares de pessoas nas principais avenidas da capital. Os organizadores dizem que será o maior protesto popular no país nos últimos 20 anos.

Ao menos 50 mil policiais, incluindo tropas de choque, foram mobilizados na cidade à espera dos protestos. Os organizadores informaram que as pessoas se reunirão na praça em frente ao Kremlin [sede do governo russo que ocupa cerca de 30 hectares reunindo várias construções no local] para protestar contra o resultado das eleições parlamentares que ocorreram no último dia 4. Outras manifestações estão programadas em várias cidades do país.

Para os manifestantes, as eleições do dia 4 tiveram resultados fraudulentos. O partido Rússia Unida, do primeiro-ministro Vladimir Putin, conseguiu a maioria absoluta no Parlamento, apesar de perder alguns assentos no Legislativo. Pelo menos mil pessoas foram detidas durante protestos contra Putin na semana passada - principalmente em Moscou e em São Petersburgo (segunda maior cidade do país e considerada capital cultural).

Putin, que ocupou a Presidência entre 2000 e 2008, é o favorito para a eleição presidencial de março de 2012. Ele responsabilizou, o governo dos Estados Unidos pela onda de protestos na Rússia. A reação dele ocorreu depois que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, expressou dúvidas sobre os resultados das eleições parlamentares na Rússia.

*Com informações da BBC Brasil
Edição: Rivadavia Severo