Novo governo da Líbia diz que está disposto a perdoar quem lutou ao lado de Khadafi

10/12/2011 - 12h33

Da Agência Lusa

Brasília - O primeiro-ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), Moustapha Abdeljalil, disse hoje (10) que as novas autoridades líbias estão dispostas a perdoar os membros das forças de Muammar Khadafi que lutaram contra os rebeldes.

"Somos capazes de perdão e de tolerância, somos capazes de absolver os nossos irmãos que combateram os revolucionários e também somos capazes de absolver todos aqueles que cometeram um ato ou [disseram] uma palavra contra a revolução", destacou. "A tolerância e a reconciliação são um princípio muçulmano", acrescentou.

Ele falou sobre o assunto em uma conferência em Trípoli sobre a justiça e a reconciliação, a primeira do gênero desde que o CNT declarou em 23 de outubro a libertação total da Líbia.

Delegados dos principais grupos étnicos e tribos do país, bem como representantes do Catar e da Tunísia, participaram na conferência. A revolta contra o regime de Muammar Khadafi, que foi morto em outubro, começou em meados de fevereiro e rapidamente se transformou em uma guerra entre as forças do ex-líder e os revolucionários, apoiados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desde março.

Os novos líderes da Líbia terão de enfrentar a difícil tarefa de dissolver as milícias armadas de ex-revolucionários que fazem a lei nas ruas do país desde a queda do regime de Khadafi, em agosto.