Em Marabá, Justiça Eleitoral finaliza preparativos para plebiscito sobre divisão do Pará

10/12/2011 - 13h42

Danilo Macedo
Enviado Especial

Marabá - Na manhã de hoje (10) as últimas urnas saíram do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Marabá para as zonas eleitorais onde a população da cidade votará, neste domingo (11), a favor ou contra a divisão do estado do Pará em mais duas unidades federativas: Tapajós e Carajás. Com mais de 234 mil habitantes, o município tem a maior população do sudeste do estado e é o mais cotado para ser a capital de Carajás, caso ocorra a divisão.

No plebiscito, que ocorrerá das 8h às 17h do horário local (das 9h às 18h, no horário de Brasília), os 138.716 eleitores de Marabá votarão em uma das 369 urnas. Dessas, 37 serão usadas pela população que vive na zona rural, sendo que sete terão seus dados transmitidos via satélite, por causa da dificuldade para chegar ao TRE a tempo.

Segundo Glênio Sales, chefe da 100ª Zona Eleitoral em Marabá, a maior distância do centro da cidade que uma urna percorrerá é 250 quilômetros, mas devido às condições precárias da estrada, a duração da viagem em camionete é cerca de seis horas. Para esses locais, as urnas com pontos de transmissão via satélite partiram ontem (9). Nas eleições presidenciais e estaduais do ano passado, Sales disse que os votos levaram cerca de duas horas e meia para serem apurados.

Para reforçar a segurança durante o plebiscito, na quarta cidade com maior índice de homicídios do país, foram enviadas tropas federais, que, além de Marabá, atuarão em 15 municípios do estado.

Na cidade, no entanto, não há confronto entre grupos pró e contra a divisão. Com uma população ressentida da ausência do estado na região, não se vê nas ruas campanha contra a criação de Carajás e do Tapajós. Hoje às 9h, como último ato da campanha, uma carreata com aproximadamente 80 carros, além de 50 motos, saiu pelas ruas marabaenses.

 

Confira como ficarão os três estados se for aprovada a divisão do Pará:

 

Edição: Juliana Andrade