Estado do Rio inaugura primeiro centro de diagnóstico por imagem

08/12/2011 - 13h51

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro – O governo do Rio de Janeiro inaugura hoje (8), no centro da capital fluminense, o Rio Imagem, primeiro centro de diagnósticos por imagem do estado. A unidade, que é uma das maiores de rede pública na América Latina, será aberta ao público na próxima segunda-feira (12), com a meta de fazer cerca de 22 mil atendimentos por mês.

O centro de diagnóstico conta com equipamentos de última geração para realização de exames de alta complexidade, como a tomografia computadorizada de 64 canais, capaz de rastrear obstruções mínimas nas artérias do coração.

O Rio Imagem terá uma ala voltada para a saúde da mulher. Nela, as pacientes terão acesso ao exame de ressonância de mama, indicado para detectar tumores. Para a subsecretária de Saúde, Ana Lúcia Neves, houve uma transformação no atendimento de pacientes que necessitavam de exames mais complexos.

“Agora, a gente está dobrando a capacidade para a realização de exames de ressonância magnética e aumentando muito a realização de exames de tomografia computadorizada. Então a gente transformou um setor que não tinha nada e que agora passa a ter.”

Segundo Ana Lúcia Neves, os pacientes vão receber os resultados dos exames em no máximo em cinco dias. A subsecretária adiantou que o município de Niterói, na região metropolitana, vai receber dentro de três anos o segundo centro de imagem do estado, o Rio Imagem 2.

A Secretaria Estadual de Saúde informou por meio de sua assessoria que os atendimentos vão ser feitos em regime de gestão compartilhada, ou seja, as prefeituras ficarão responsáveis pela marcação dos exames na central de atendimento do Rio Imagem. Para construir o centro e comprar os equipamentos, o governo do estado investiu cerca de R$ 33 milhões.

Edição: Juliana Andrade