Secretário do Tesouro dos EUA e presidente do Banco Central Europeu discutem medidas contra crise

06/12/2011 - 10h45

Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, reúne-se hoje (6), em Frankfurt, Alemanha, com o novo presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e o presidente do Banco Central alemão, Jens Weidmann, além do ministro das Finanças daquele país, Wolfgang Schauble. Geithner está na Europa para conversar sobre a adoção de medidas de combate aos impactos da crise econômica internacional.

Esta é a primeira etapa da visita de Geithner à Europa. Durante a viagem, ele vai debater com diversos líderes do continente os esforços para combater a crise na zona do euro.

Também está prevista para hoje a votação no Parlamento da Grécia do Orçamento para 2012, marcado pela austeridade, em um plano que inclui cortes do número de funcionários públicos, redução de salários e reajuste de tarifas e impostos.

A maioria dos deputados dos três partidos que compõem o atual governo interino grego deverá aprovar o Orçamento, um dia depois de o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter aprovado o descongelamento de 2,2 milhões de euros em ajudas de resgate ao país.

Após a aprovação do Orçamento, a Grécia pode esperar a ida ao país, na próxima semana, de uma nova missão do Banco Central Europeu, do FMI e da União Europeia.

A Grécia, a Espanha, a Itália, a Irlanda e Portugal estão entre os países com maiores dificuldades financeiras por causa da crise econômica internacional.

*Com informações da Agência Lusa // Edição: Juliana Andrade