Secretária de Estado norte-americana se reúne com dissidentes sírios na Suíça

06/12/2011 - 11h47

Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, reúne-se hoje (6) com sete dissidentes sírios em Genebra, Suíça, para discutir medidas na tentativa de conter a violência no país. Hillary já havia se reunido com opositores sírios em agosto.

A Síria passa por uma onda de violência, que tem aumentado nos últimos meses com a forte repressão a opositores do regime sírio do presidente Bashar Al Assad.

Pelo menos 50 pessoas morreram na segunda-feira (5) na cidade de Homs, um dos bastiões da oposição ao regime sírio, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. O grupo opositor explicou que um ativista contou ter visto os corpos de 34 pessoas sequestradas pelas tropas leais ao regime de Bashar Al Assad em uma praça do bairro de Al Zahra, em Homs.

O último balanço da Organização das Nações Unidas, divulgado na sexta-feira(2), indica que a repressão já causou pelo menos 4 mil mortes desde meados de março.

A Liga Árabe já aprovou uma série de sanções à Síria, na tentativa de fazer com que o governo Al Assad ponha fim à violência e abra diálogo com os opositores.

*Com informações da Agência Lusa // Edição: Juliana Andrade