EPE habilita 231 projetos para leilão de energia

06/12/2011 - 13h11

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou hoje (6) 231 projetos para participar do Leilão de Energia Nova A-5/2011, composto apenas por fontes renováveis de energia, que vai atender empresas distribuidoras para 2016. O leilão, que está marcado para o dia 20 de dezembro, vai oferecer um total de 6.286 megawatts (MW) de potência instalada.

O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, informou que não houve habilitação de termelétricas a gás natural. No entanto, ele avaliou que já existe uma boa quantidade de empreendimentos térmicos contratados anteriormente.

“O volume de oferta de geração habilitado pela EPE garante que a demanda das distribuidoras de eletricidade será plenamente atendida com as fontes renováveis de energia incluídas neste leilão”, declarou o presidente.

O maior número de usinas habilitadas para a licitação está no setor de energia eólica: 205 parques de geração por meio dos ventos, com capacidade total de 5.149 MW.  Também foram habilitadas usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (com potência instalada de até 30 MW) e termelétricas movidas a bagaço de cana-de-açúcar.

Outras usinas hidrelétricas poderão ser habilitadas pela EPE até o dia 9 de dezembro.  

As hidrelétricas serão instaladas em Cachoeira (63 MW), Castelhano (64 MW), Estreito Parnaíba (56 MW), no Maranhão e Piauí, em São Roque (135 MW), Santa Catarina, e a ampliação da Hidrelétrica Santo Antônio do Jarí, no Pará, (70 MW).

 

 

Edição: Lílian Beraldo