Festival de presépios natalinos é aberto no Rio de Janeiro

03/12/2011 - 13h48

Carolina Gonçalves e Vitor Abdala
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Foi aberto hoje (3) ao público, no Rio de Janeiro, o Festival de Presépios 2011, que expõe 20 presépios de grande porte no parque do Jardim de Alah, em Ipanema, na zona sul da cidade. Segundo os organizadores, esse é o maior festival de grandes presépios do mundo.

A terceira edição do festival apresenta obras de artistas de cinco estados (Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul), montadas com diversos tipos de materiais. Alguns presépios apresentam figuras com até 2,5 metros de altura.

Segundo a organizadora do evento, Tânia Lemos, depois de visitar a exposição de presépios, o público poderá escolher a melhor obra, que será premiada no dia 17 de dezembro. Além dos concorrentes ao prêmio, há nove presépios espalhados pela cidade do Rio.

Entre aqueles que concorrem ao prêmio do festival, está um presépio montado por alunos do Instituto Benjamin Constant, instituição pública federal de ensino para cegos. O presépio, intitulado Luz Guia, foi produzido com cerâmica, argamassa e materiais reciclados, como cobre, latas de refrigerante e caixas de leite. Há também obras de carnavalescos e artistas plásticos.

“A variedade de materiais dos presépios é que é uma coisa interessante. Você tem presépios de argila, de madeira, de ferro, de placas enferrujadas. Esse de ferro enferrujado é um espetáculo”, disse Tânia Lemos.

A exposição de presépios ficará aberta ao público diariamente, das 10h às 22h, até o dia 25 de dezembro. Às sextas, sábados e domingos, além da exposição, há uma programação para crianças, com apresentações teatrais e oficinas de arte.

Edição: Lana Cristina