Polícia do Rio amplia ação contra tráfico no Alemão

01/12/2011 - 9h39

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Polícia Civil realiza hoje (1º) uma operação em cinco estados do país para prender 20 pessoas envolvidas em lavagem de dinheiro de traficantes do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade. A ação tem a participação de 200 policiais dos estados do Rio, Paraná, de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, onde também estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão.

Os policiais analisaram manuscritos do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar,  apreendidos durante a ocupação do Complexo do Alemão pelo Exército em dezembro do ano passado. A suspeita é que cerca de 10 toneladas de maconha, das 40 apreendidas durante a ocupação, tenham chegado ao Complexo do Alemão por meio do traficante.

As investigações foram feitas pelo Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Nucc - LD), com o apoio da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Coordenadoria de Inteligência e Informação Policial (Cinpol).

Em nota, a Polícia Civil diz ter identificado a existência de uma espécie de "terceiro setor", integrado por pessoas físicas e jurídicas sediadas em Foz do Iguaçu, Mato Grosso do Sul e Belo Horizonte, que davam uma aparência de legalidade ao dinheiro obtido com o tráfico de drogas.

O dinheiro da venda de drogas era depositado em contas bancárias por pessoas que se associaram ao grupo criminoso, geralmente moradores da localidade, que levavam grande quantidade de dinheiro do tráfico às agências bancárias. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) estranhou a movimentação e, em parceria com a Polícia Civil, possibilitou o bloqueio e sequestro dos saldos das contas bancárias envolvidas no esquema, por onde circulavam mais de R$ 20 milhões.

Edição: Graça Adjuto