Ação coordenada de seis bancos centrais promete ajudar países em crise

01/12/2011 - 6h53

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os bancos centrais da Suíça, Grã-Bretanha, do Canadá, Japão, dos Estados Unidos e o Banco Central Europeu anunciaram um programa de ação coordenada destinado a apoiar o sistema financeiro global. A ideia é atuar para evitar o agravamento da crise econômica internacional que atinge principalmente alguns países da zona do euro – como a Grécia, a Espanha e Portugal.

As reações positivas à decisão já aparecem. As principais bolsas asiáticas mantiveram hoje (1º) as negociações em alta, estimuladas pela ação coordenada dos bancos centrais. A cooperação dessas instituições começará segunda-feira ( 5), com foco em medidas de apoio aos empresários e pessoas físicas para que tenham mais acesso a crédito.

Os bancos centrais planejam baratear a compra de dólares norte-americanos por parte de instituições comerciais, para que elas tenham mais acesso a fundos quando precisarem. O anúncio do projeto provocou altas nos mercados de ações. Para analistas, a medida pode ajudar a aliviar as pressões sobre o sistema financeiro global.

Nas primeiras transações da manhã de hoje, a Bolsa de Tóquio registrou alta de 2,2%, com o índice Nikkei cotado a 8,619.26 pontos. O índice Hang Seng, de Hong Kong, registrou ganhos superiores a 5%, atingindo os 18,902.57 pontos.

Acompanhando a tendência de Wall Street, os principais mercados financeiros do Sudeste asiático, como a China, a Austrália e Taiwan, também registraram média de alta de 2%, com exceção da Malásia - que teve média de 1% -, enquanto o Vietnã registrou queda de 0,75%.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto