Dilma mostra preocupação com vinculação do debate sobre a DRU à votação da Emenda 29 no Senado

30/11/2011 - 15h33

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em conversa hoje (30) com o governador de Sergipe, Marcelo Déda, a presidenta Dilma Rousseff manifestou preocupação com a vinculação do debate sobre a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) à votação da Emenda 29, que destina recursos à saúde. As duas proposições estão em análise no Senado.

“Ela acha que é uma discussão estratégica e que é muito complicado misturar a discussão da DRU com a discussão da Emenda 29 e de aumentar o comprometimento de recursos com a educação [permitido pela DRU]. São temas relevantes, têm que ser debatidos, mas condicionar a aprovação a essas situações pode acabar prejudicando a votação da DRU”, disse Déda, logo após a reunião com a presidenta.

Segundo o governador, Dilma reiterou a importância dos recursos da DRU no momento em que a economia mundial enfrenta uma crise. “Durante essa conversa, ela expressou a seguinte ideia: é bom não esquecer que estamos dentro de uma crise grave na economia mundial e, no cenário dessa crise, não podemos correr risco com relação à DRU”, relatou.

Ontem (29), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que governo iria apresentar uma proposta que viabilize a votação da Emenda 29 na próxima terça-feira (6). "Se houver um acordo de procedimento para a Emenda 29, haverá um acordo de procedimento para a votação da DRU", declarou Jucá.

O líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), disse que espera, então, uma definição do governo sobre a Emenda 29. "Se o governo não concordar, vamos usar todos os expedientes para impedir a votação da DRU”.

Edição: Lana Cristina